Euforia e Fracasso do Brasil Grande – Fábio Zanini

1354362-350x360

 

  • Título: Euforia e Fracasso do Brasil Grande 
  • Autor: Fábio Zanini
  • Editora: Contexto
  • Páginas: 224
  • Link site editora: Aqui

 

O livro de Zanini aborda um tema distante da realidade diária de milhões de brasileiros, dada a especificidade do tema, mas que, devido ao advento da operação Lava Jato e seus adendos tem se tornado tema de interesse quase nacional: a atuação de empresas brasileiras – na abordagem do livro, quase somente empreiteiras – no exterior.

O Brasil tem atuação historicamente relevante na exportação de serviços para países em desenvolvimento, o que se inicia nos anos 70, a partir da atuação de empreiteiras nacionais em grandes projetos na África, porém, a partir da primeira década do presente século, dada a ascensão do país no cenário internacional – produto direto do boom das commodities e da estabilidade macroeconômica que o país, então gozava – o alcance da atuação das empresas brasileiras cresce de forma relevante, levando mesmo empresas de porte médio no cenário nacional a buscar aventuras na África. Exemplificam esse espírito desbravador capitalista tupiniquim as incursões de grandes empresas brasileiras no setor de exploração de petróleo ou mesmo, por razões políticas, no setor de varejo.

O livro tem como estrutura a divisão em países, sendo cada capítulo dedicado à atuação de determinada empresa em determinado país, sempre acompanhado de relatos de personagens relevantes nas relações político-comerciais colhidos in loco. Os capítulos, embora excessivamente curtos, são hábeis em reconstruir a gestalt que permeou o país durante o período de relativa esperança utópica que justificou muitos dos projetos relatados. Entrevistas com locais – sejam figuras políticas relevantes ou cidadãos comuns diretamente afetados pela atuação brasileira-  surpreendem, uma vez que giram a tradicional narrativa imperialista sob seu eixo: nesse caso, o Brasil atua como a potência arrogante, corrupta, despreocupada com os aspectos sociais, verdadeira usurpadora de interesses e projetos dos países vitimados.

Equilíbrio

Zanini consegue uma proeza hercúlea em tempos de extremismo político: mantém uma prosa neutra, em uma narrativa linear e bem construída capítulo a capítulo, em um ritmo de cadência controlada, sem cair no objetivismo estéril da prosa meramente jornalística, ou do seu oposto, o proselitismo tão mal disfarçado de “neutralidade” de muitos de seus pares, tudo isso sem que deixe de apresentar uma ampla base factual – verificável – e um número relativo de documentos oficais e fontes de consulta, além dos inúmeros relatos pessoais oriundos de entrevistas.

O livro corre ligeiro e leve, em função da objetividade narrativa do autor, talvez acostumado às limitações de espaço comuns na atividade textual do jornalista (é colunista da Folha de São Paulo). Há o encadeamento de fatos e apresentação de personagens de maneira lógica e coerente, garantindo aos relatos uma qualidade quase oral, tamanha a fluidez do texto. Pode-se dizer que o livro tem qualidades de documentário, sendo informativo e divertido, tendo também a qualidade enorme de ser quase único em seu escopo de atuação.

Como já dito, o livro foge tanto do proselitismo quanto da politização  (apesar do subtítulo o ex-presidente Lula é citado poucas vezes, sempre de maneira objetivamente necessária), mas expõe, de forma clara e inteligível para qualquer público, as relações político-comerciais entre o grande empresariado brasileiro e o corpo político, assim como revela a busca do país pela projeção internacional em seu projeto de poder junto aos seus pares, materialização parcial da abordagem Sul-Sul tão em voga nos últimos 15 anos. Deixa para o leitor a conclusão sobre a validade da abordagem.

Para quem serve: Para estudantes de RI, História, ou interessados em Política, especialmente em Geopolítica. Para interessados no assunto que queiram uma base inicial para pesquisas o livro oferece uma razoável número de documentos e fontes.

Para quem não serve: Acadêmicos certamente terão ressalvas ou mesmo reprovação direta ao livro.

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s